Consulta do Viajante

Passaporte Passageiros
Prevenir é Proteger

Existem destinos que comportam riscos para a nossa saúde. Riscos que podem muitas vezes ser minimizados através de medidas preventivas.

Porque devo ir a uma consulta do viajante?

Quando estiver a planear uma viagem deverá ter em atenção os cuidados especiais necessários para o destino escolhido. Para isso, procure um aconselhamento médico pré-viagem, agendando uma consulta do viajante.

Assim, poderá saber quais as medidas preventivas a realizar antes, durante e, até mesmo, após a sua viagem e ter as suas dúvidas esclarecidas.

O que fico a saber na consulta do viajante?

As medidas preventivas recomendadas não são iguais para todos os viajantes, pois dependem do destino, do tipo de viagem, da idade, do estado de saúde e do tempo que falta para o início da viagem.

Viajar implica que o nosso corpo se adapte a um novo meio ambiente pelo que é importante prevenir possíveis complicações – seja através da proteção individual, de medicação, do conhecimento sobre os cuidados a ter com a água e os alimentos que se ingerem ou através da vacinação.

Existem vacinas obrigatórias e outras aconselhadas, que protegem contra doenças como: a febre-amarela, a hepatite A, a doença meningocócica, a encefalite japonesa, a cólera e a febre tifóide.

Como posso marcar uma consulta do viajante?

No nosso país existem entidades onde pode encontrar mais informação sobre a consulta do viajante, nomeadamente no website do Sistema Nacional de Saúde (secção Saúde em Viagem).