Vacinómetro® em Portugal



Vacinómetro®

Lançado em 2009, o Vacinómetro®, permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS). 

Objetivo

Monitorizar a cobertura vacinal o vírus da gripe, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e 0s 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) profissionais de saúde em contacto com doentes (ou seja, indivíduos trabalhadores em instituições de saúde). 

Metodologia

Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.

Universo

População portuguesa residente em território continental e ilhas, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros. 

Amostra

Amostra: À amostra em causa está associada uma margem de erro de ±2,5% para um IC de 95% no total da amostra (n=1516); uma margem de erro de ± 5,5% para um IC de 95% dentro do Target 60-64 anos (n=320); uma margem de erro de ± 5,3% para um IC de 95% dentro do Target Profissionais de Saúde em Contacto com Doentes (n=346); uma margem de erro de ±3,9% para um IC de 95% dentro do Target Doentes Crónicos (n=648); uma margem de erro de ±3,7% para um IC de 95% dentro do Target 65 ou mais anos (n=705).

Vacinómetro

Mulher com bebé ao colo

Gripe

A gripe sazonal é uma infeção viral aguda provocada pelo vírus da gripe, que passa facilmente de pessoa para pessoa e circula durante todo o ano, em todo o mundo. A gripe sazonal é caracterizada pelo…